Chego hoje na casa da minha mãe e dou de cara com uma travessa de paçoca de banana da terra, coisa que não comia há muitos e muitos anos, pois quem costumava fazer essa delícia era minha querida avó Isbella, que está em Aruanda há quase 20 anos.
O nome "paçoca" está ligado ao fato de se amassar a banana, mas a consistência está a anos luz daquela paçoca de amendoim seca que conhecemos. Fica úmida, mas firme.
Vamos lá:
INGREDIENTES
- 12 bananas da terra
- 1 coco ralado
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de manteiga
MODO DE FAZER
Cozinhe as bananas sem a casca (elas devem ficar firmes). Escorra completamente a água. Numa travessa, amasse-as com o garfo. Vá acrescentando o coco, depois o açúcar e a manteiga.
Unte, com manteiga, uma forma de furo no meio. Polvilhe coco ralado e disponha a paçoca, apertando suavemente com as pontas dos dedos para dar liga.
Cubra com um filme plástico para não ressecar e leve à geladeira. Desenforme na hora de servir, e sirva com um café valente.
Não tem pra ninguém!
Dica: apesar de minha avó nem ter chegado a conhecer essas formas de silicone que temos hoje em dia, dê preferência a elas, pois será mais fácil de desenformar do que se você usar as de alumínio ou vidro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário