quarta-feira, 28 de março de 2012

Pão sovado

Esta receita é da minha amiga Andrea Amorim. Nós passamos muitas e muitas tardes sovando pão lá em Botucatu, quando ela fazia faculdade de Medicina e morava numa chácara. Tempo bom!!

INGREDIENTES
100 gr de fermento para pão
4 colheres (de sopa) de açúcar
3 ovos
2 copos grandes de água
1 colher (de sopa) de sal
1 copo de óleo
farinha de trigo até dar o ponto (+/- 1,5 kg)

MODO DE FAZER
Coloque em uma tigela: 1 copo de água morna, 1 colher de açúcar e o fermento.
Bata no liquidificador: os ovos, o óleo, o sal e o restante da água e do açúcar; depois misture (lentamente) ao fermento.
Coloque a mistura em uma bacia e vá adicionando a farinha, até dar o ponto. Sovar bem. Deixar crescer a massa e levar ao forno por 40 minutos.

Dicas: (1) antes de colocar a massa pra crescer, monte os pães do jeito que você desejar, grandes ou pequenos; (2) coloque os pães para crescerem num lugar quentinho, longe do vento; (3) bata uma gema com um pouquinho de água e pincele nos pães antes de assar, para que fiquem moreninhos.

Como sovar um pão?
Depois de misturar bem a massa, coloque-a em uma superfície limpa e enfarinhada. Se a massa ainda estiver grudenta, adicione mais farinha por cima. Pressione a base da palma da mão, amassando a massa e empurrando-a para frente. Dobre as pontas da massa para cima e aperte-as de novo, pressionando o meio da massa. Repita esses movimentos várias vezes, até que a massa fique bem lisinha.

Você também pode ver como fazer esse processo no link abaixo.
http://pt.wikihow.com/Sovar-Massas

Nenhum comentário: