segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caldo magro

Adoro quando vou a minha endocrinologista e ela me dá receitas que parecem salvar o mundo... Hoje ela me ensinou a fazer esse "caldo magro", ótimo para um lanchinho rápido nesses dias de inverno - e de fome! - que virão. É assim:

Numa panela de pressão grande, coloque um ou dois peitos de frango para cozinhar com bastante água e todos os temperos de que você gosta, incluindo uma pimentinha pra dar um gosto mais picante. Cozinhe até o frango ficar bem desmanchadinho. Apague o fogo. Com uma escumadeira, retire tudo o que for sólido e reserve. Leve a panela com o caldo à geladeira por 24 horas.

No dia seguinte...

Retire a panela com o caldo da geladeira. Com a ajuda de um pano de prato novo, de trama bem fininha, coe o caldo e reserve. Toda a gordura ficará retida no tecido. Junte o caldo - agora totalmente magro - aos sólidos que você reservou no dia anterior e bata com um mixer ou no liquidificador.

Congele esse caldo saboroso em diversos recipientes e descongele quando quiser uma sopinha rápida. Basta, então, adicionar um legume, uma verdura e levar ao fogo para cozinhar.

Você pode usar carne de vaca no lugar do frango.
Reserve o pano de prato para os próximos caldos.

Nenhum comentário: