terça-feira, 23 de abril de 2013

Bolo de semente de papoula


INGREDIENTES
(para sete pessoas)

1 xícara de sementes de papoula
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de semolina
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão
1 xícara de manteiga amolecida
1 xícara de açúcar
6 ovos (gemas e claras separadas)
300 g de ricota passada na peneira

Cristais de limão
1 xícara de água
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano
1 galho de alecrim
- raspas das cascas de 2 limões-sicilianos

PASSO A PASSO

1/Misture a farinha, a semolina e as sementes de papoula. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e coloque as gemas, uma a uma. Junte a mistura de farinha e mexa bem.

2/Misture a ricota com o suco e as raspas de limão. Bata as claras em neve. Com uma colher de pau, incorpore a ricota à mistura de farinha, ovos e manteiga. Acrescente as claras em neve delicadamente.

3/Unte uma forma de bolo inglês e asse a massa por meia hora em forno preaquecido a 150C.

4/Para os cristais de limão, misture a água e o açúcar. Leve ao fogo com o alecrim até reduzir a 1/3.

5/Ferva o suco e as raspas de limão. Deixe esfriar. Desenforme o bolo frio e acrescente os cristais de limão. 

Curiosidades:
Planta favorita de Morfeu, o deus dos sonhos na mitologia grega, a papoula é famosa por suas propriedades alucinógenas e medicinais: é de sua semente que são extraídos o ópio e a morfina.
Usada na alimentação humana há mais de 4.000 anos -há registros de consumo nas antigas civilizações da Suméria, da Mesopotâmia e da Babilônia-, foi o grego Hipócrates um dos primeiros a descrever seus efeitos medicinais.
Rica em alcalóides que produzem efeitos depressores do sistema nervoso central e em fibras, era utilizada no tratamento de insônia e de constipação intestinal.
A semente contém também entre 40% e 50% de gorduras insaturadas, que contribuem para aumentar o HDL [colesterol "bom"], incluindo ácidos graxos essenciais, como os ômegas 6 e 9,
O narcótico é obtido com a extração do látex das sementes que ainda não amadureceram. Para o preparo de alimentos, são usadas apenas as sementes totalmente maduras. Assim, as delicadas sementes não causam efeitos sedativos ou hipnóticos. O seu "barato" é gastronômico.
No Japão, é misturada com especiarias. No norte da Índia, é triturada e usada como espessante. Na Europa central e na oriental, entra na preparação de pães e bolos.
O ingrediente chegou às Américas com os imigrantes, principalmente os europeus. O sabor, que lembra o da amêndoa, é bem suave, o que torna a semente de papoula um ingrediente versátil, que pode ser usado tanto em doces quanto em salgados. As sementes podem ser polvilhadas sobre saladas, peixes ou carnes brancas e ainda, acrescentadas ao preparo de massa fresca, que fica linda com os pontinhos escuros e crocantes.

Nenhum comentário: