Receita típica do Nordeste, o quibebe espalhou-se pelo país inteiro e ganhou variações, mas o original, de abóbora, merece o crédito, pelo sabor único e a facilidade de preparo. No máximo, pode-se aceitar a troca da nossa abóbora (jerimum/moranga) pela cabotian, sem medo de trair nossos ancestrais (aliás, é a minha preferida, pra esse prato)
Ingredientes
3 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas médias picadas
1 kg de abóbora descascada e picada em cubos
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
algumas folhinhas de manjerona picadas
sal a gosto
1 pitada de açúcar
molho de pimenta
cerca de 1 xícara (chá) de caldo de carne (opcional)
Modo de fazer
Aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a abóbora, o cheiro-verde e a manjerona. Tempere com sal e acrescente 1 pitada de açúcar. Mexa bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, olhando sempre.
À medida em que for secando, vá pingando o caldo de carne quente (ou apenas água). Quando a abóbora estiver desmanchando, tempere com o molho de pimenta, a gosto. Acerte o sal, retire do fogo e sirva.
É possível deixar a abóbora bem pastosa (como um purê) ou semidesmanchada, ainda com alguns pedaços, a gosto do freguês.
Modo de servir
Como acompanhamento de carnes de vaca e de porco, principalmente.
Dica: variação, como prato principal. É comum e saborosíssimo preparar o prato com carne seca. Nesse caso, dessalgue a carne com antecedência, afervente-a e corte-a em cubinhos ou desfie. Refogue a cebola e os temperos como indicado acima e, a seguir, adicione a carne. Tampe a panela e vá pingando água sempre que necessário, até que a carne esteja quase no ponto de cozimento desejado. Então junte a abóbora e deixe cozinhando ainda em fogo baixo, até o ponto desejado. Acerte o tempero e acrescente molho de pimenta a gosto.
Sirva com arroz branco e salada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário