domingo, 19 de dezembro de 2010

Panetone-musse

À primeira vista o nome pode até parecer estranho, mas depois que você fizer essa sobremesa de Natal pela primeira vez, não escapará mais e terá de fazê-la todo ano.

Quem me deu esta receita foi o meu querido e saudoso amigo Aloísio Acaiaba quando trabalhávamos juntos, e ele era "obrigado" a fazê-la todo ano.


Ingredientes
1 panetone de 750 gr
1 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
suco de 1/2 limão

Modo de fazer
Corte a tampa do panetone. Reserve. Retire o miolo, deixando uma borda nas laterais e no fundo de 1 cm aproximadamente. Leve esse miolo ao liquidificador e acrescente o creme de leite e o leite condensado. Se quiser mais doce, ponha um pouco mais de 1/2 lata de leite condensado, mas acho exagero. Coloque aos poucos o suco de limão, até que endureça e fique com consistência de mousse.

Montagem
Recheie o panetone com essa musse, corte a borda que sobrar, para que o recheio chegue até o topo. Eu costumo cortar 1 cm mais ou menos dessa borda superior e bater no liquidificador junto com o restante para ficar mais consistente.
Coloque a tampa e leve à geladeira de um dia para o outro, ou ao congelador por algumas horas antes de servir.

Sirva fatiado.

Obs.: Nunca faço com chocotone, pois acho doce demais, mas os amantes de chocolate costumam gostar.

Nenhum comentário: