sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pavê de pêssego da Tiana

Esse período de Natal e Ano Novo é meio esquisito. Há os que adoram uma festa e se programam para aproveitar essas datas, e os que detestam e querem mais é enfiar a cabeça num buraco e sumir do mapa. Confesso que sou das primeiras. Passo o Natal com a minha família e meto o pé na estrada no Ano Novo. Costumo planejar a viagem com antecedência: casa de amigos, praia, campo, não importa. O que vale é estar perto de pessoas de quem você gosta e aproveitar esses deliciosos momentos de promessas para o ano que virá.

Neste ano, excepcionalmente, estou meio sem destino. Reforma em casa, uma pessoa querida no hospital, trabalho reiniciando no dia 5 e... Sampa, here I am! Já fazia tempo que não sentia como é delicioso andar pela cidade praticamente deserta e sem o menor sinal de trânsito.

E já que estamos aqui, vamos aproveitar essa comemoração de um novo ano com um pavê delicioso que minha mãe faz e é um hit.

Desejo um ótimo ano novo para todas as Euviras que nos leem aqui nesta cozinha e também para as minhas amigas que aqui blogam e se euviram em muitas todos os dias do ano. A todas vocês, ótimo 2011 com o pavê de pêssego da Dona Tiana!


Ingredientes
1 lata de pêssego em calda (reserve a calda e corte os pêssegos em pedacinhos pequenos)
2 pacotes de biscoito champagne
3 ovos (separe claras e gemas)
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite de vaca
1 colher de sobremesa de maisena

Modo de fazer
Passe os biscoitos pela calda do pêssego para que amoleçam levemente. Reserve.

Faça um creme com as 3 gemas, o leite condensado, a maisena e o leite de vaca: dissolva a maisena no leite de vaca, junte o leite condensado e as gemas. Mexa até as gemas desmancharem e depois leve ao fogo. Mexa até o creme engrossar levemente. Reserve.

Arme o pavê num refratário, na seguinte ordem: biscoitos, creme, pêssegos. Vá alternando as camadas até terminarem os ingredientes.

Faça um 2º creme na batedeira. Bata as 3 claras em neve. Quando estiverem com uma consistência bem firme, vá adicionando aos poucos o creme de leite sem soro e bata por uns 5 minutos.

Despeje este 2º creme sobre o pavê e faça delicadamente furinhos com o garfo para que esse creme penetre até o fundo do pavê.

Leve à geladeira por umas 3 horas. Sirva gelado e se acabe com esta receita deliciosa da minha mãe.

Um comentário:

Lili disse...

Hum...deve ficar uma delícia! Essa semana falei da sua mãe com uma amiga. Estávamos discutindo o tempero do pernil para a ceia e como eu não sabia muita coisa só reforcei que tudo deveria ser temperado na Véspera como a sua mãe me ensinou.
Beijão