sábado, 18 de setembro de 2010

Olho-de-sogra em taças

Docinhos de festa - brigadeiro, olho-de-sogra, bem-casados ... - têm um irresistível apelo, desde os tempos das cavernas. E, aí, são inevitáveis as tentativas de transportá-los pra outras situações, como uma sobremesa, por exemplo (acho que é porque, assim, um pouco de festa vem sempre junto...)


Ingredientes
500g de ameixa seca, sem caroço
2 latas de leite condensado
200g de coco ralado
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
2 gemas


Modo de fazer
Corte as ameixas ao meio, sem chegar a separar as partes. Deixe-as por 10 minutos em água morna, para ficarem mais macias e bem úmidas. Escorra-as, espremendo ligeiramente, e reserve.
Em uma panela misture os outros ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até cozinhar e soltar do fundo da panela, mas ainda conservando a umidade e a cremosidade (a seu gosto).


Modo de servir
Em taças individuais, coloque 1 ou 2 colheres rasas do creme, ponha 2 (ou mais, a seu gosto) ameixas e cubra novamente com o creme. Se quiser, decore com tiras finas de ameixa.
Pode-se servir também em taças grandes, aquelas para compotas e doces, ou em refratários, forrando com o creme em uma camada fina, espalhando as ameixas por toda a superfície e cobrindo com o restante do creme.


Dica 1: Se quiser, polvilhe com açúcar cristal (eu, particularmente, não gosto).
Dica 2: Se preferir o creme mais úmido, acrescente aos ingredientes 1/2 vidrinho (cerca de 100ml) de leite de coco (eu, particularmente, gosto).
Dica 3: Para sofisticar o sabor, deixe as ameixas de molho em vinho do Porto e, na hora de montar as taças, despeje por cima um pouco desse vinho utilizado (eu, particularmente, gosto).

2 comentários:

L. disse...

NOSSA SENHORA, QUE DELÍCIA!!!!!

Junia Meirelles disse...

Ai meu Deus! Vinho do Porto? Arrasou!!!