sábado, 6 de novembro de 2010

Apetrechos fundamentais da Euvira - mezza luna

Cortar salsinha nunca mais foi a mesma coisa depois que comecei a usar uma mezza luna. Lembro que vi uma dessas, pela primeira vez, quando ainda era criança e fui a uma UD (Feira de Utilidades Domésticas) lá no Anhembi com uma amiga e a avó dela. Naquele tempo tudo isso era caríssimo, e nem passava pela minha cabeça que um dia teria uma dessas na minha cozinha (hoje custa cerca de R$90,00 uma muito boa). Aliás, ir à UD era uma festa, pois lá havia tantas traquitanas que eu, ainda pequena, ficava horas e horas andando completamente enfeitiçada pelos stands.
A princípio você pensa que não será diferente de uma faca comum, mas quando realmente precisa dela, percebe a "mágica"! Além de possibilitar um corte bem mais rápido, faz com que o tempero fique bem miudinho, e a diferença é bárbara.
Uso a mezza luna em várias situações: para picar salsa e cebolinha, picotar algo que já está cortado e ficou grande (cebola, alho poró...), ou triturar uma verdura que foi refogada pra usar como recheio. Com espinafre, por exemplo, se for misturá-lo a uma ricota, é perfeito.

Este post vai para os saudosos da UD, evento gigantesco de design que fazia um super sucesso nos idos dos anos 70, 80 (por que será que acabou?), pois nos apresentava esses objetos fantásticos de design que só víamos nos desenhos dos Jetsons. Eram caríssimos, e quando a feira acabava, você não os encontrava em nenhum outro lugar pra comprar. Depois as lojas de design - e os chineses! - chegaram e popularizaram esses artigos antes inexistentes aqui nos trópicos.

Um comentário:

Maria Ângela disse...

Não seria porque agora tem Tok & Stock, MultiCoisas e a avalanche de produção chinesa?
Deve haver outros eventos magníficos de design, mas pra chegar até a massa ignara demora menos...