domingo, 25 de setembro de 2011

Paçoca de banana da terra

Chego hoje na casa da minha mãe e dou de cara com uma travessa de paçoca de banana da terra, coisa que não comia há muitos e muitos anos, pois quem costumava fazer essa delícia era minha querida avó Isbella, que está em Aruanda há quase 20 anos.

O nome "paçoca" está ligado ao fato de se amassar a banana, mas a consistência está a anos luz daquela paçoca de amendoim seca que conhecemos. Fica úmida, mas firme.


Vamos lá:

INGREDIENTES
- 12 bananas da terra
- 1 coco ralado
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de manteiga

MODO DE FAZER
Cozinhe as bananas sem a casca (elas devem ficar firmes). Escorra completamente a água. Numa travessa, amasse-as com o garfo. Vá acrescentando o coco, depois o açúcar e a manteiga.
Unte, com manteiga, uma forma de furo no meio. Polvilhe coco ralado e disponha a paçoca, apertando suavemente com as pontas dos dedos para dar liga.
Cubra com um filme plástico para não ressecar e leve à geladeira. Desenforme na hora de servir, e sirva com um café valente.

Não tem pra ninguém!

Dica: apesar de minha avó nem ter chegado a conhecer essas formas de silicone que temos hoje em dia, dê preferência a elas, pois será mais fácil de desenformar do que se você usar as de alumínio ou vidro.

sábado, 24 de setembro de 2011

1º Festival de Gastronomia & Cultura da Roça - Gonçalves MG

Quem já foi a Gonçalves-MG pode imaginar exatamente o que será isso: uma verdadeira orgia! E quem ainda não foi, não pode perder a oportunidade de conhecer essa linda cidade mineira e se deliciar com seus sabores.

Não deixe de ir ao "Kitanda Brasil", restaurante da chef Tanea Romão, que trabalha com cozinha artesanal e buffet degustação. Imperdível!

O Festival acontecerá de 07 a 16 de outubro. Assista ao vídeo e encha a boca d'água!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dica da Euvira: laranja na feijoada


Esses dias recebi, pela Internet, uma dica para diminuir a gordura acumulada na feijoada. Pode parecer meio surreal, mas.... vai saber! Quem fizer me conte.
Anote aí:

"Se tiver de fazer uma feijoada, siga este conselho: coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada, sim!) na feijoada junto com as carnes... A gordura ficará toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação. E a laranja não modifica em nada o gosto da feijoada, que fica super light!

Faça o teste da linguiça: ferva água, fure uma linguiça com 1 garfo, coloque a laranja na panela, depois a linguiça e.... comprove! Em 5 minutos, a gordura estará toda dentro da laranja! Depois frite a linguiça e veja como está deliciosa... (e a panela sem gordura!)".

domingo, 14 de agosto de 2011

Manauê de aipim (bolo cremoso de mandioca)

Esta é uma receita do meu pai.

Ingredientes:
- 4 copos de mandioca ralada (use ralador e não liquidificador)
- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga (ou margarina)
- 3 ovos
- 3 copos de leite
- 100gr de coco ralado (de preferência fresco)
- 2 copos de açúcar (se gostar mais doce, acrescente mais um copo)

Bata todos os ingredientes na batedeira, até formar uma massa homogênea.
Unte uma forma redonda com margarina, coloque a massa e leve ao forno por 35, 40 minutos mais ou menos. Retire quando estiver dourado.

Ele fica sequinho por cima e cremoso por dentro. Perfeito com um café forte.

Canjiquinha de Minas

Dia dos pais em casa de mãe mineira, já viu, é uma comilança inacreditável. Hoje tivemos canjiquinha no menu, uma comida excelente para dias mais friozinhos (e quase mortal no verão!).

Ingredientes:
- 1 pacote de 500 gr de quirera de milho
- 1kg de costela bovina (magra)
- 1 kg de costela suína (magra)
- 1 pedaço de paio
- 2 maços de couve cortados bem finos (à mineira)
- alho
- 2 cebolas roxas
- 2 tabletes de caldo de costela (tipo Knorr)
- sal

Modo de fazer:
(1) Cozinhe a quirera de milho em 4 litros de água, mexendo sempre. Vá colocando mais água conforme for evaporando, até cozinhar. Reserve. Em outra panela, doure 1 cabeça de alho triturado e 2 cebolas roxas. Acrescente esse tempero à quirera, agora chamada de canjiquinha.

(2) Tempere as carnes, de preferência na véspera. Frite-as. Depois, coloque 1,5 litros de água, acrescente 2 tabletes de caldo de costela (tipo Knorr) e coloque na panela de pressão para cozinhar. Depois de cozidas, acrescente à canjiquinha.

(3) Refogue a couve em 4 dentes de alho. Acrescente à canjiquinha.

Sirva bem quente, com um molhinho de pimenta. Eu adoro com pimenta biquinho.

As carnes e a canjiquinha devem ser feitas ao mesmo tempo. Deixe a couve para o final e bon appétit!

sábado, 23 de julho de 2011

Pisco Sour

Voltei do Peru com uma garrafa de pisco "acholado", uma variedade da bebida feita a partir de vários tipos de uva, que, de acordo com os entendidos no assunto, é perfeita para fazer o famoso pisco sour, "o melhor drink do mundo", segundo esses mesmos entendidos. Ficou mesmo uma delícia!

Ainda conforme os peruanos com quem conversei, o pisco sour feito no Peru é "infinitamente melhor do que o chileno", pois no Chile se usa limão siciliano e no Peru, faz-se o drink com limão taiti um pouco maduro. Na dúvida, fiz os dois tipos. Com limão taiti, ficou mais forte, intenso, uma vez que o sabor do siciliano é bem mais leve. Limões à parte, escolha o seu preferido, compre um pisco de qualidade e mande ver!

A receita abaixo eu trouxe do Peru.

- 3 doses de pisco
- 1 dose de suco de limão
- 1 dose de açúcar
- clara de 1 ovo
- 4 pedras de gelo

Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira, agite bem e pronto!

A receita prevê a adição de 3 ou 4 gotas de Angostura na hora de servir, mas se você (assim como eu) não tiver essa bebida em casa, não se iniba e faça seu drink sem ela mesmo. O meu ficou ótimo!

Dicas: Não se assuste com a clara de ovo, pois não fica com gosto nenhum! Ela serve para fazer uma espuminha, que dá um charme todo especial à bebida.

Antes de servir, você deverá "crustar" a taça: umedeça levemente sua borda com limão e passe-a por um pires com açúcar. Dúvidas? Veja esse processo ilustrado com todos os detalhes em: http://www.pienodibere.com.br/crustar-borda-taca.asp

Apetrechos fundamentais da Euvira - tesoura para temperos




Essa tesoura é muito legal, acabo de vê-la na casa da minha amiga Cris Bosco e confesso: morri de inveja! Ela é alemã e serve para cortar salsa, cebolinha e outras folhinhas usadas como tempero. Veio acompanhada desse pentinho para limpeza.
Nas horas de folga da cozinha, como bem disse a Cris, ela também pode ser usada para fazer franjas no papel crepom ou em outros trabalhos artesanais.
Não é fantástica? Quero uma já!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pudim de banana

Ingredientes

1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
1 pitada de sal
2 xícaras de leite desnatado
4 ovos batidos
1/2 colher de chá de essência de baunilha
28 biscoitos waffer baunilha light
3 bananas médias descascadas e fatiadas

Merengue

2 claras
1/4 de colher de chá de cremor de tártaro
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Separe um refratário com capacidade de para 1,5 litros.
Em uma caçarola média, junte o açúcar, o amido de milho, o sal e o leite.
Aqueça, em fogo médio, até começar a ferver. Cozinhe por mais um minuto, sem parar de mexer. Retire do fogo e adicione a baunilha.
Em um refratário, arrume a metade dos biscoitos, a metade da banana e a metade do creme. Repita o processo.
Prepare o merengue. Bata as claras em neve junto com o cremor de tártaro. Acrescente o açúcar aos poucos, até dissolver e adicione a baunilha. Bata até formar picos duros. Espalhe sobre o pudim e asse por 25 minutos, até dourar.

Bom apetite!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Canjica light

Em tempos juninos e julinos...
Aí está uma receita para comer sem culpa!

Canjica light

Ingredientes
1 xícara de milho branco seco para canjica (180g)
1 canela em pau
3 cravos da Índia
1 pedaço de casca de limão sem a parte branca
2 xícaras de leite desnatado
1 colher de sopa de amido de milho (15g)
12 g de adoçante em pó de forno e fogão
1/2 xícara de leite de coco light (120g)
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

1. Deixe o milho de molho em água fria por doze horas. Escorra. Junte 2 xícaras de água, a canela, o cravo e a casca de limão.
Cozinhe na panela de pressão por 30 minutos.

2. Espere a pressão reduzir, abra a panela e acrescente o leite, o amido e o adoçante. Com a panela parcialmente coberta, ferva a mistura por cerca de 10 minutos para engrossar um pouco, mexendo ocasionalmente. Adicione o leite de coco, espere levantar fervura e retire do fogo.
Sirva quente ou fria, polvilhada com canela em pó.

domingo, 26 de junho de 2011

Ceviche peruano

Acabo de retornar do Peru e trouxe comigo uma receita do delicioso ceviche (pronuncia-se "cevitche"). Prato típico da região e muito apreciado na capital Lima, pode ser feito com todo tipo de peixe e frutos do mar. Esta receita me foi dada pela Laura, peruana legítima, que prefere fazê-lo com atum.

Ingredientes:
- 500 gr de atum fresco cortados em cubos de 2cm
- 4 limões espremidos
- 5 cebolas roxas
- 2 dentes de alho
- 2 pimentas dedo de moça sem sementes
- sal
- coentro

Modo de fazer:
Tempere bem o peixe com o sal e depois acrescente os outros ingredientes, exceto o coentro. Deixe marinar e sirva.
Nos restaurantes japoneses, costuma-se deixar marinar por uns 15 minutos para que não cozinhe demais a carne. No Peru, a ordem é cozinhar, portanto o peixe deve ficar nessa "marinada" por 12(!) horas.
Na hora de servir, acrescente 2 folhinhas de coentro picadinhas.

Dicas:
O peixe, obviamente, deve ser fresco. Todos os outros ingredientes devem ser colocados na geladeira na véspera. Deixe as cebolas descascadas e na água para que não fiquem amargas. Esprema os limões sem a casca para não amargar o tempero. Eles também não devem ser espremidos até o fim.

Em São Paulo, pode-se comer um bom ceviche no restaurante La Mar e o preparo é bem mais sofisticado. Acesse: http://comida.ig.com.br/comidas/na+onda+do+ceviche/n1237806045991.html

sábado, 4 de junho de 2011

Biscoitinhos doces

Biscoitinhos doces para tomar com chá ou cafézinho!!

Ingredientes
Massa:
2 xícaras de chá de farinha de trigo (300gr)
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 tablete de margarina (100gr)
1 xícara de chá de açúcar (200gr)
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura:
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro peneirado
5 colheres de sobremesa de suco de limão
anilina comestível cores variadas

Modo de fazer

Massa
Em uma tigela, misture a farinha,o fermento e o sal.
Reserve. Bata na batedeira a margarina até obter um creme fofo. Junte o açúcar e bata mais um pouco.Acrescente o ovo, a baunilha e desligue a batedeira.
Misture esse creme aos ingredientes secos reservados e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
Estenda essa massa com um rolo até ficar na altura de 1 dedo aproximadamente e recorte-a com cortadores de formatos diferentes.
Unte ligeiramente assadeiras grandes, coloque os cookies e leve-os ao forno médio
(180º) pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até ficarem dourados.

Cobertura
Depois de frios, cubra os cookies com a mistura de açúcar e limão. Querendo, divida a cobertura em partes e tinja cada uma de uma cor.
Rendimento:cerca de 80 biscoitinhos
Tempo de preparo: 40 minutos

Dica para Assados



Dover Assa + Leve

Papel Antiaderente para cozinhar,não precisa untar as formas para assar nem bolos nem carnes e até para fritura na frigideira.
A venda nos supermercados da rede Walmart.
Experimente!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Molho de tomate simples

Falando em menos calorias e em pratos quentinhos sem pecar, aí vai uma receita bem light para a macarronada.
Muito fácil de fazer!
Ingredientes

1 xícara de molho de tomate pronto
1/4 de cebola picada
tomate fresco picado opcional
1 dente de alho amassado
ervas a gosto, como orégano ou louro
pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Junte o molho de tomate com os demais ingredientes numa panela. Ferva e tempere com pimenta-do-reino.

Variedades

Ao manjericão: acrescente 2 colheres de sobremesa de manjericão fresco picado.
À bolonhesa : acrescente 1/2 xícara de carne moída magra dourada em panela antiaderente e escorrida toda a gordura.
Com queijo branco:acrescente 1/2 xícara de leite desnatado,60gr de queijo muzzarela light ou búfala ralado grosso.
Bom apetite!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Caldo magro

Adoro quando vou a minha endocrinologista e ela me dá receitas que parecem salvar o mundo... Hoje ela me ensinou a fazer esse "caldo magro", ótimo para um lanchinho rápido nesses dias de inverno - e de fome! - que virão. É assim:

Numa panela de pressão grande, coloque um ou dois peitos de frango para cozinhar com bastante água e todos os temperos de que você gosta, incluindo uma pimentinha pra dar um gosto mais picante. Cozinhe até o frango ficar bem desmanchadinho. Apague o fogo. Com uma escumadeira, retire tudo o que for sólido e reserve. Leve a panela com o caldo à geladeira por 24 horas.

No dia seguinte...

Retire a panela com o caldo da geladeira. Com a ajuda de um pano de prato novo, de trama bem fininha, coe o caldo e reserve. Toda a gordura ficará retida no tecido. Junte o caldo - agora totalmente magro - aos sólidos que você reservou no dia anterior e bata com um mixer ou no liquidificador.

Congele esse caldo saboroso em diversos recipientes e descongele quando quiser uma sopinha rápida. Basta, então, adicionar um legume, uma verdura e levar ao fogo para cozinhar.

Você pode usar carne de vaca no lugar do frango.
Reserve o pano de prato para os próximos caldos.

Pão de queijo da Edilamar

O inverno está chegando e nada melhor do que um pãozinho de queijo no meio da tarde, acompanhado de um chá ou chocolate quente. Eu já publiquei duas receitas de pão de queijo aqui, mas nunca é demais. Esta é rápida e fácil de fazer, Veio da Edilamar, esposa do meu queridíssimo amigo Serginho, que não vejo há muitos anos.

Ingredientes
500 gr de polvilho azedo
1/2 xícara de leite quente
1/2 xícara de óleo quente
150 gr de queijo ralado (desses de pacote)
2 ovos
1 pote de iogurte natural

Modo de fazer
Escalde o polvilho com o óleo quente, e em seguida com o leite quente. Misture com a ponta dos dedos até ficar bem soltinho. Coloque os outros ingredientes um a um, amasse e molde. Deixe descansar por meia hora e leve ao forno em temperatura alta.
Quando for organizá-los na forma, deixe algum espaço entre eles, pois crescem bem.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bolo de Cenoura da dona Zizi

Este bolo é a receita do livro de histórias da Dona Zizi, personagem que fez parte da infância da minhas filhas!

Ingredientes
3 cenouras grandes
1 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Para a cobertura
250grs de chocolate em pó (pode ser diet)
2 colheres de margarina
um pouco de água para amolecer

Modo de fazer
Bata a cenoura, o óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador.
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e o fermento, despeje o conteúdo do liquidificador aos poucos e vá mexendo bem com a colher de pau até formar bolhas.
Se preferir use a batedeira.
Asse em assadeira grande por meia hora em 200 graus aproximadamente.

Cobertura
Derreta a margarina no fogo médio e coloque aos poucos o chocolate em pó; quando ele amolecer, coloque um pouco de água para ficar no ponto de espalhar.
Retire do fogo e espalhe no bolo.
Se quiser pecar menos, faça com chocolate em pó diet e se precisar uma colher rasa de açúcar.

Com um cafézinho fica uma delícia!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolo de Carne no microondas

Ingredientes
500g de carne moída
1/2 pacote de sopa ou creme de cebola
presunto e queijo para o recheio ou se preferir rúcula, espinafre e o que você tiver vontade

Modo de fazer
Misture bem a carne com a sopa de cebola, abra sobre um retangulo de papel alumínio ou filme próprio para cozinha. Recheie a gosto e enrole como rocambole com a ajuda do papel alumínio ou filme plástico.
Pincele com shoyu e margarina e leve para assar em um refratário sem tampa, por 10 a 15 minutos no microondas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Maminha na panela de pressão

De maneira super prática e rápida de fazer,essa carne fica uma delícia!

Ingredientes

1 maminha de aproximadamente 1 quilo
1 tablete de caldo de carne
6 cebolas
1/2 copo de vinagre

Modo de fazer

Corte as cebolas em rodelas e coloque no fundo da panela de pressão, em seguida acomode a carne em cima das cebolas, despeje o vinagre e esfarele o tablete do caldo de carne.
Tampe a panela e 30 minutos após a panela começar a "apitar", desligue e espere esfriar para abrir. Se estiver no ponto é só tirar e enfeitar com champignons ou aspargos ou o que achar melhor!
Bom Apetite!!!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Peixe no microondas

Para qualquer tempo e para sexta-feira santa principalmente, esse peixe além de fácil de fazer é light!

Ingredientes

3 a 4 filés de Sant Peter
1 cebola pequena em rodelas
2 tomates pequenos cortados em rodelas
sal, pimenta a gosto
1/2 limão
Azeite

Modo de fazer

Derrame um fio de azeite em uma travessa refratária, coloque os filés de peixe já temperados com sal e pimenta. Esprema o limão, coloque as rodelas de cebola e dos tomates em cima do peixe. Dê uma temperada com azeite e sal por cima e cubra com o papel filme, deixando uma fresta aberta.
Coloque no microondas por 10 minutos em potência média.
Retire e dê uma olhada se o peixe já está cozido!
Caso não esteja, deixe mais alguns minutos.

domingo, 17 de abril de 2011

Arroz doce

Receita da minha mãe! Fazemos sempre nas festas juninas, ou para um lanchinho à tarde.

Ingredientes:
2 copos de arroz
6 copos de água
2 paus de canela
1 vidro de leite de coco
1 pacote de coco ralado
1 lata de leite condensado

Modo de fazer:
Leve o arroz (com a água e a canela) ao fogo brando para cozinhar. Quando estiver cozido, acrescente o leite de coco, o coco ralado e o leite condensado. Deixe cozinhar mais alguns minutos. Não espere secar, o resultado deve ser um arroz úmido e cremoso.

Nova Euvira

Começamos com 4 Euviras, depois nos tornamos 7, aí 6, 5,.... 2... É, às vezes as Euviras têm mais o que fazer e deixam um pouco a cozinha de lado. Mas isso não importa, pois sempre que possível as Euviras originais dão uma passadinha por aqui. Com o tempo, outras Euviras vêm chegando, e a gente continua trazendo um pouco das nossas cozinhas aqui pro blog.

A mais nova Euvira é também a mais nova de nós. Aline é amiga da minha filha, cursa Arquitetura e euvira-se muito bem na cozinha (ela também é ótima manicure, tem as unhas mais incríveis que eu já vi!!!).

Bem vinda, Aline!! E preparem-se, queridos leitores, pois sei que ótimas receitas vêm por aí!

Bolo de milho

Para quem quer comer um bolo, mas não quer trabalho.

Bater no liquidificador:
1 lada de milho em conserva
1 lata de leite condensado
1 pacotinho de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos

Untar uma forma e despejar a massa.
Levar ao forno médio preaquecido. Deixar dourar a parte de cima.

Pronto, você já pode comer um bolo delicioso e quentinho!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Salada de Kani

Outra versão de saladinhas para variar o cardápio!
Ingredientes
1 Álface americana
1 pacote de Kani fatiado fininho
1 pacote de batata palha
1 vidro pequeno de maionese

Montagem
Fatiar o pé de alface em tiras bem finas, misturar o kani descongelado. Na hora de servir, coloque aos poucos colheradas da maionese até que fique temperada e misture a batata palha . Está pronta!!

Salada América

Para renovar o cardápio das dietas que pedem sempre saladinhas!!!!

Ingredientes
1 alface americana
20 azeitonas pretas aproximadamente
2 laranjas peras
20 tomatinhos cerejas

Montagem
Arrume a alface com os tomates, distribua as azeitonas e por último as laranjas fatiadas em lascas sem casca e sem pele branca.

Molho
Pode temperar com molho pronto "Italiano" ou prepare azeite com limão, sal e pimenta e um pouco de mostarda. Tudo a seu gosto. Se quiser pode variar colocando palmito ou fundo de alcachofra e torná-la mais requintada.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fondue de queijo light

Fondue combina com frio,com lareira,com um bom vinho e melhor ainda,
com boa companhia!

Ingredientes
2 xícaras de molho branco (receita abaixo)
90gr de queijo suiço light ralado grosso (Emmental ou Gruyére)
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
1 colher de café de molho inglês

Molho Branco
2 colheres de sopa de margarina light
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite desnatado
1 pitada de cada:sal,pimenta branca, noz-moscada ralada na hora e páprica
4 fatias de pão de forma integral light cortadas em cubos e depois torradas.

Modo de preparo
1. Prepare o molho branco. Derreta a margarina,em fogo baixo,em uma panela antiaderente. Usando um batedor manual de arame,acrescente a farinha de trigo,sem parar de mexer por 1 minuto.Adicione o leite e os condimentos aos poucos. Continue mexendo,aumente o fogo para médio e cozinhe até ferver.Transfira o molho branco para uma panela de fondue.
2. Coloque a panela de fondue no suporte em fogo baixo.Acrescente o queijo suiço, a mostarda e o molho inglês. Cozinhe por um minuto até que o queijo derreta, mexendo com frequência. Sirva imediatamente acompanhado do pão de forma cortado em cubos.

Rendimento:4 porções

Bolo de laranja

Bolo facílimo de fazer!
Rende muito e acredite é feito com a laranja inteira!

Ingredientes

1 laranja grande ou 2 pequenas com casca
4 ovos
1 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
1 colher sopa de fermento de pó

Modo de fazer
Bater no liquidificador as laranjas, o oléo e os ovos até ficar cremoso.
Em uma tigela colocar a farinha,o açúcar e o fermento, misturar o creme até que fique uma massa bem uniforme.
Assar em forma grande untada.
Depois de assado, ralar a casca de uma laranja com açúcar e jogar em cima do bolo.

Com um cafézinho fica uma delícia!!!!
Experimente!

domingo, 27 de março de 2011

Dicas, truques e quebra galhos - 1

Temperos que dão sabor

AÇAFRÃO É um corante vermelho ou amarelo, indicado para temperar e colorir o arroz. É usado também para acentuar o sabor dos molhos.

PÁPRICA É um pó vermelho,ligeiramente doce e picante, utilizado em molhos e temperos de aves e peixes.

MANJERONA É uma folha miúda,excelente para temperos de carnes, aves, peixes e sopas. LOURO Suas folhas são utilizadas nos molhos de tomate, em sopas, peixes cozidos, carne assada e cozida e no tempero do feijão.

ORÉGANO Semente indispensável para o preparo da pizza, vai bem nos churrascos, molhos, saladas e legumes.

NOZ MOSCADA De sabor picante e adocicado, é ótima para dar gosto ao patê, tortas, biscoitos, pães, massas, doces e algumas bebidas. Em breve mais dicas!

Bolo de fanta ou Bolo da Iracema

Esta receita me foi dada por uma senhora que trabalhou em minha casa na época em que minhas filhas eram pequenas. Todo aniversário da Luciana, tinha que ter o bolo da Iracema! Como o aniversário dela está próximo, aí vai a receita desse bolo delicioso para compartilharmos!

Ingredientes
5 ovos
1 copo de fanta laranja
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 pacote de coco ralado

Modo de fazer
Bata as claras em neve e coloque as gemas uma a uma, colocando aos poucos o açúcar, em seguida a farinha de trigo também aos poucos, colocar a fanta e e por último o fermento mexendo bem de leve.
Coloque para assar em forma untada . Cobertura Depois de assado, faça pequenos furinhos com um palito para que a cobertura penetre bem na massa. Com o bolo ainda quente despejar em cima o leite condensado e o leite de coco misturados e polvilhe o coco ralado para finalizar a cobertura.

É bom!!! Muito bom!!! Fora dieta!

domingo, 20 de março de 2011

Pãozinho rápido de microondas

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 ovo
50 g de margarina derretida
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 colheres (sobremesa, rasas) de sal
2 xícaras (chá)de farinha de trigo

Modo de fazer:

Mexer tudo até obter uma massa cremosa e homogênea.
Coloque em forminhas de papel para empada.
Leve ao forno em potência alta por 5 a 7 minutos.

Cebolas na cerveja

Ingredientes
cebolas de tamanho médio (calcule 1 ou 2 por pessoa)
3 ovos
2 copos de cerveja
sal
farinha de trigo

Modo de fazer
Corte as cebolas não muito finas e reserve. Bata os ovos, misture a cerveja e o sal. Acrescente farinha de trigo até ficar um creme levemente espesso. Passe as rodelas de cebola nessa mistura e frite em óleo quente. Coloque-as em um papel toalha para ficarem bem sequinhas e pronto! Ótimo para aperitivo ou como acompanhamento.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Torta salgada de liquidificador

Essa torta é sucesso garantido nas viagens de final de semana ou em casa, naquele lanche do final de semana. É sucesso a qualquer hora!

Ingredientes

3 xícaras (chá) de leite
2 ovos
2 xícaras (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de fermento
2 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de maizena
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Recheio

200 grs de presunto fatiado
300 grs de muzzarela
3 tomates sem pele e sem sementes, picadinhos, misturados com uma colher (chá) de sal e uma colher (chá) de orégano.

Para quem gosta de sabores mais intensos, acrescentar uma cebola picadinha e um pouco de azeite.
Misture tudo e veja se está bem temperado.

Modo de fazer

Massa:

Coloque no liquidificador o leite, os ovos, o óleo, o fermento e o sal. Bata um pouco e depois vá colocando aos poucos a maizena e a farinha de trigo, até a massa ficar bem uniforme e macia.

Montagem:

Unte uma forma ou um refratário com um pouco de óleo. Despeje a metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno por 50 minutos aproximadamente em 200 graus. O tempo dependerá do forno, mas pode espetar com um garfo ou palito para verificar se já está assada.

Se quiser modifique o recheio! Use, por exemplo: carne moída com ovo cozido e azeitonas.

Delícia!!! Bom apetite!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Frango com geleia de damasco

Receita rapidinha !!!!!

Escolha coxas ou sobrecoxas de frango, tempere com sal e pimenta.
Besunte bem com a geleia de damasco, que pode ser também de abacaxi ou laranja, derrame um pouco de azeite de oliva e coloque em uma assadeira ou refratário, cubra com papel alumínio. Leve ao forno com temperatura de 200 graus e está pronto!!

Aproveite o tempo que sobrou e leia um bom livro!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Babaganouch

Esta deliciosa iguaria árabe pode ser servida com pão sírio torrado ou fresco como aperitivo!!

Ingredientes

2 berinjelas
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de salsinha picada bem fininha
suco de 1 limão
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim, encontrada em casas de produtos árabes)
sal a gosto

Modo de fazer

Espete a berinjela em um garfo grande e coloque-a em cima da chama do fogão. Vá virando lentamente para que ela queime apenas a casca. Este procedimento fará com que a berinjela fique com um gostinho defumado, o que é essencial para a receita. Repita essa operação na outra berinjela.

Quando as berinjelas esfriarem, corte ao meio no sentido do comprimento, retire toda a polpa com uma colher. Despreze as cascas e transfira a polpa para uma peneira. Deixe escorrer.

Em uma tigela, bata a tahine com o suco de limão até obter uma consistência pastosa. Junte o alho picado, a salsinha, a polpa de berinjela, tempere com sal e misture bem.

No processador de alimentos ou liquidificador, bata a mistura até obter uma pasta lisa. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Bom apetite!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Yakissoba

Ingredientes:

1 pacote de macarrão para Yakissoba precozido
1 porção de carne cortada em tiras
Vegetais de sua preferência, lavados e cortados (brócolis, couve-flor, cenoura, ervilha-torta, acelga) bem como algum (ou vários) tipo(s) de cogumelo.

Molho:

1 copo e meio de água
1 pacote de hondashi
4 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de molho de ostra
1 colher de chá de adoçante
1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
1 colher de café de aji-no-moto
1 colher de sopa de maizena

Modo de fazer:

Coloque o macarrão em um pirex e leve ao forno para acabar de cozinhar. Já coloco no pirex que usarei para servir. Leve ao forno e dê uma mexida de vez em quando. Desligue quando o macarrão começar a ficar crocante.
Coloque um pouco de óleo em uma panela (de preferência wok) e dê uma fritada na carne. Quando a carne estiver pronta, acrescente os ingredientes do molho (menos a maizena). Coloque os vegetais e deixe cozinhar no molho. Se quiser engrossar o molho, acrescente a maizena quando os vegetais estiverem ao seu gosto. Quando pronto, colocar sobre o macarrão e servir.

Para 5 pessoas, costumo fazer um pacote e meio de macarrão e uso 500g de filé mignon. Capricho nas verduras. O pessoal de casa adora esse Yakissoba caseiro.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Massa para pizza

Quando eu era adolescente, sábado à noite era dia de comer pízza e a eleita para ficar na cozinha, fazendo uma massa atrás da outra, era euzinha aqui. A receita é fácil e rápida, ótima para fins de semana com adolescentes em casa.

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de óleo
1 ovo
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de fermento.

Modo de fazer

Misture bem os ingredientes até a massa soltar das mãos. Abra com um rolo de abrir massas. Uma garrafa grande de cerveja (sem rótulo, claro!!) bem lavadinha também se presta muito bem a isso.
Esfarinhe a pia e abra a massa. Com uma forma redonda, corte a massa no formato e leve ao forno. Depois de alguns minutos, retire-a do forno e cubra com seus ingredientes preferidos. Leve-a novamente ao forno até as bordas ficarem douradinhas.

Leve, rápida e crocante!

Pão de Batata

Quem me deu esta receita foi meu primo Flávio, que vive no Rio de Janeiro e de vez em quando cai aqui em terras paulistanas pra passear.

Ingredientes
3 batatas
30 gr de fermento para pão
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 copo de leite morno
1,5 kg de farinha de trigo aproximadamente

Modo de fazer
Dissolva o fermento no leite e reserve.
Cozinhe as batatas e esprema-as. Adicione os ovos, o leite com o fermento, a margarina, o sal e o açúcar. Vá acrescentando aos poucos a farinha até obter o ponto e não grudar mais nas mãos.
Enrole e deixe crescer. Passe uma gema por cima para dourar e leve ao forno.

Dica: você pode substituir a batata por mandioquinha ou batata doce.

As Legítimas

Tomo aqui a liberdade de reproduzir um trecho de uma matéria publicada no "Estadão" que divulga 30 cantinas em São Paulo (29 na capital e uma em Valinhos) cujo trabalho lhes rendeu o selo "Ospitalitá Italiana", conferido aos "legítimos representantes da tradição italiana no Brasil.

"Analisamos dez critérios para saber se o restaurante poderia ser classificado ou não", diz a diretora de Marketing da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de São Paulo, Érica Bernardini. Em todo o Estado, 75 estabelecimentos participaram do processo, mas só 30 passaram por todas as etapas para a aprovação - que inclui até análise de fotos e entrevistas com um comitê de chefs e enólogos na Itália. A capital tem 29 vencedores e Valinhos, um. [...] não se assuste ao notar a ausência de nomes importantes da gastronomia paulistana, como Fasano ou Tre Bicchieri. "A intenção do selo não é avaliar a gastronomia dos restaurantes, mas a hospitalidade e a tradição italianas", explica Érica. Todos os que ganharam o selo serão reavaliados anualmente e qualquer outro restaurante no Estado que atenda aos requisitos pode também requerer o selo.

Você pode ler esta matéria na íntegra em:
30 cantinas ganham em SP selo de 'as legítimas'
mas, para adiantar a reserva de domingo, veja abaixo a lista - e os endereços - desses 30 restaurantes.

1. La Risotteria
R. Pe. João Manuel, 1.156 - Cerqueira César . Telefone: 3068-8605
2. Osteria del Pettirosso
Al. Lorena, 2.155 - Jardim Paulista . Telefone: 3062-5338
3. Restaurante Piselli
R. Pe. João Manuel, 1.253 - Cerqueira César . Telefone: 3081-6043.
4. Ristorante Taormina
Al. Itu, 251 - Jardim Paulista . Telefone: 3253-6276
5. Il Fornaio d'Italia
R. Manuel Guedes, 160 - Jardim Europa . Telefone: 3079-2473.
6. Così
R. Br. de Tatuí, 302 - Vila Buarque . Telefone: 3826-5088.
7. Spadaccino
R. Mourato Coelho, 1.267 - Pinheiros . Telefone: 3032-8605
8. Vicolo Nostro
R. Jataituba, 29 - Vila Gertrudes . Telefone: 5561-5287
9. Tomatto
R. Mal. Deodoro, 497 - Santo Amaro . Telefone: 5521-8387.
10. Tatini Restaurante
R. Batataes, 558 - Jardim Paulista Telefone: 3885-7601
11. La Pergoletta
R. Itapura, 1.478 - Vila Gomes Cardim . Telefone: 2092-3330
12. Cantina C...Que Sabe
R. Rui Barbosa, 192 - Bela Vista . Telefone 3289-2574
13. La Tambouille
Av. Nove de Julho, 5.925 - Jardim Paulista . Telefone: 3079-6276
14. Magari Restaurante
R. Amauri, 234 - Jardim Europa . Telefone: 3073-0234
15. Dona Carmela
R. Dr. César, 944 - Santana . Telefone: 2283-2458.
16. Emporio Ravioli
R. Fidêncio Ramos, 18 - Vila Olímpia . Telefone: 3846-2908.
17. Terraço Itália Restaurante
Av. Ipiranga, 344, 41º e 42º andares - República - Telefone: 2189-2929
18. Zena Caffé
R. Peixoto Gomide, 1.901 - Jardim Paulista - Telefone: 3081-2158
19. Friccò Ristorante
R. Cubatão, 837 - Vila Mariana Telefone: 5084-0480.
20. Ristorante Laura e Francesco
R. Martinho Leardine, 326 - Jardim Paiquere - Valinhos (SP). Telefone: (19) 3849-6714
21. Vinheria Percussi
R. Cônego Eugênio Leite, 523 - Pinheiros Telefone: 3088-4920
22. Circolo Italiano San Paolo
Av. Ipiranga, 344, 1º andar - República - Telefone: 2189-2900
23. Pasquale Cantina
R. Amália de Noronha, 167 - Pinheiros - Telefone: 3081-0333
24. Rosmarino Restaurante
R. Henrique Monteiro, 44 - Pinheiros - Telefone: 3819-3897
25. Picchi Restaurante
R. Jerônimo da Veiga, 36 - Jardim Europa - Telefone: 3078-9119
26. La Piadina Cucina Italiana
R. Profº Atílio Innocenti, 911 - Vila Nova Conceição - Telefone: 3926-5427
27. Olea Muzzarella Bar
R. Joaquim Antunes, 198 - Pinheiros, Telefone: 3062-1535
28. Pecorino
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1706 | Jardim Paulista - Telefone: 2339-2887
29. Il Sogno di Anarello
R. Il Sogno di Anarello, 58 - Vila Mariana - Sul. Telefone: 5575-4266.
30. Due Cuochi Cucina
R. Manoel Guedes, 93 - Itaim Bibi - Oeste. Telefone: 3078-8092

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pasta para Canapés

Feita à base de queijos, ervas, tomates secos e azeitonas pretas, esta pasta para canapés é um sucesso quando servida com torradas e biscoitos. Muito fácil de fazer!
Podemos incrementar os nossos encontros com uma cervijinha, ou um vinho!!!
É só degustar!!!!

Ingredientes

500 gr de ricota
1 copo de requeijão
Alecrim, salsa, manjericão, sálvia e tomilho a gosto
Queijo gorgonzola a gosto
Tomate seco e azeitonas pretas a gosto

Modo de Fazer

Coloque a ricota no liquidificador,adicione o requeijão. Bata até formar uma pasta. Divida em quatro porções e reserve.
Pique todas as ervas e misture em uma das porções. Amasse o queijo gorgonzola.
Junte à outra porção reservada. Pique as azeitonas. Adicione à outra porção da pasta. Misture bem. Pique o tomate seco e misture também à última porção da pasta.
Misture bem e bata com uma colher. É só servir!


Rende 40 porções
Tempo preparo 10 minutos

Bon Apetit!!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Gaspacho


Em homenagem a Carmem Maura que, tão sabiamente, em "Mulheres à beira de um ataque de nervos" (foto), embebedou todo mundo com uma bebida tão inofensiva...

Bata no liquidificador: suco de tomate, azeite, sal, pimentão, cebola, pepino e tomate (faço a olho).
Deixe gelar por algumas horas e, na hora de servir, coloque salsinha picada.
Sirva junto com pimentão, cebola, pepino e tomates cortados em cubinhos e croutons, colocando cada um em vasilhas separadas.

(Receita enviada por Heloísa Reuter)

Comer, rezar e amar

Não, isto não é uma resenha do livro, tampouco uma sinopse do filme. Hoje fui ao aniversário de uma grande amiga e essa frase estava no convite. Isso me levou a refletir sobre o quanto essas três coisas podem estar imbricadas e como influenciam nossa vida.

Comemos sempre, rezamos às vezes, mas amamos quanto? Quantas vezes nos entregamos ao primeiro desses prazeres por estarmos distantes do último? Sem falar no amor que deveríamos sentir por nós mesmas, que vai ficando mais distante à medida que nos calamos, que deixamos de satisfazer nossos pequenos desejos para viver em função do outro. Em que momento percebemos que esses "pequenos desejos" não satisfeitos tornaram-se uma enorme bola na boca do estômago, uma dor de cabeça crônica, uma vontade de deitar, apagar a luz e esquecer?

Amanhã vou ver se acho um sorvete de tapioca por aí, que é uma das coisas mais gostosas que já comi na vida, pra ver se lembro um pouco mais de mim. Por enquanto, parafraseando meu amado Almodóvar, deixo aqui uma receita de gaspacho - que eu adoro! - que a Sandra (euvira que bloga por aqui) conseguiu pra mim com sua irmã Heloísa (valeu, Helô!).

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Picadinho maravilha

Esta receita é da minha coleção de recortes de "receitas favoritas"!

Ingredientes

3 colheres de (sopa) de óleo
1 kg de coxão mole em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
1/3 de xícara de rum
1 lata de cerveja preta
1 lata de molho de tomate
1 cubo de caldo de carne esfarelado
sal,orégano e pimenta do reino a gosto
1 lata de creme de leite
1 xícara de (chá) de leite
2 colheres de (sopa) maisena
1 copo de requeijão
1 colher (sopa) de margarina
100g de queijo parmesão ralado grosso
150g de queijo prato ralado grosso
150g de queijo cheddar ralado grosso
100g de batata palha

Modo de fazer

Numa panela, em fogo médio, aqueça o óleo, doure o coxão mole, acrescente a cebola, o alho e o louro. Adicione o vinho, o rum e a cerveja, o molho de tomate e o caldo de carne.
Cozinhe em fogo médio por 25 minutos. Tempere com sal, orégano e a pimenta do reino. Reserve.
Em outra panela, misture o creme de leite, o leite, a maisena, o requeijão, a margarina o queijo parmesão e sal a gosto.
Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Coloque o picadinho cozido em um refratário retangular. Espalhe o molho e salpique o queijo prato, o cheddar e a batata palha.
Leve ao forno médio pré aquecido por 10 min ou até dourar ou derreter o queijo.
Um prato para o frio!
Bom apetite!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sanduichão

MAIONESE DE PÃO COM SARDINHA OU ATUM OU...

Assim é que chamam esse sanduichão lá em Alagoas!


Ingredientes

1 gema
2 tomates grandes
½ pimentão
1 cebola média
1 dente de alho
2 copos de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de massa de tomate
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de óleo
1 colher de chá de sal

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Leve ao fogo para fazer um mingau.
Em seguida coloque o conteúdo de uma lata de sardinha grande esfarelada.
Em uma travessa coloque alternadamente fatias de pão de forma sem casca, com maionese e o creme de sardinha.
Decore a gosto e bom apetite!!
Conserve em geladeira.

Cascata de uvas e chocolate

Está aqui uma sobremesa fácil e deliciosa para o verão!!

Cascata de uvas, chocolate e... morangos


Ingredientes

3 caixas de morangos lavados e sem cabinhos
2 ½ kg de uvas sem caroço ou Itália soltas
400 gr de raspas de chocolate
1 pacote de biscoitos cobertos com chocolate para decorar( tipo Bis)
Para o creme branco:
3 xícaras de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 caixas de creme de leite

MODO DE FAZER

Comece pelo creme: faça um brigadeiro branco não muito duro com o leite condensado e a manteiga. Espere esfriar e acrescente o creme de leite. Misture bem até que esteja bem homogêneo, coloque os morangos em uma travessa funda. Por cima, disponha as uvas. Depois, derrame o creme branco sobre elas. Por cima, espalhe as raspas de chocolate decore com biscoitos de chocolate.

Delícia!!!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Maionese" de batata

Excelente opção para as maioneses convencionais tão gordurosas. Quem me deu esta receita foi a D. Dinéia, mãe da Carmencita, que a usa para fazer sua famosa galinhada.

Ingredientes
3 batatas cozidas
1 xícara (de chá) de leite
2 ovos crus
suco de 1/2 limão (aprox. 2 colheres de sopa)
sal
óleo de milho (até dar o ponto)

Modo de fazer
Coloque as batatas cozidas na geladeira. Quando estiverem geladas, esprema-as num espremedor comum. Coloque no liquidificador e acrescente os outros ingredientes, exceto o óleo. Bata bem. Ainda com o liquidificador ligado, vá adicionando aos poucos o óleo até que dê o ponto desejado.

Ótima para sanduíches, saladas e maionese de legumes.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Bolo de Milho da Graça

Uma das delícias da culinária de Maceió!

Bolo de milho da Graça

Ingredientes
1 colher de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara de fubá bem fino
2 ½ xícara de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
4 xícaras de leite
1 pires de queijo ralado
1 pires de coco ralado

Modo de fazer
Bate-se tudo no liquidificador e assa-se em forma untada com manteiga

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bolo de Caneca de Coco

INGREDIENTES
1 ovo
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico

Cobertura
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado

Despeje o ovo inteiro na caneca e bata. Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem. Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima. Cubra o bolo e polvilhe coco ralado.
Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

(esta receita está publicada em diversos sites, não sendo possível identificar a autoria)

Bolo de Caneca de laranja

Veja também os outros bolos de caneca já publicados aqui nesta cozinha.

INGREDIENTES
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico

MODO DE FAZER
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo. Adicione o óleo, o açúcar e o suco de laranja e misture. Agregue a farinha, o fermento e misture até uniformizar. Leve por três minutos ao microondas em potência máxima.

Cobertura
2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja

Junte tudo e cubra o bolo.

Dica: Vale trocar o suco de laranja pelo de limão. Mas, para essa substituição, em vez de 4 colheres (sopa) do sumo da laranja, use 2 colheres (sopa) do limão, pois o sabor é mais acentuado.

(esta receita está publicada em diversos sites, não sendo possível identificar a autoria)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pavê de Camarão

Receitas de dona Graça, direto de Maceió, nas praias Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara!
Aproveite e desfrute!


PAVÊ DE CAMARÃO

INGREDIENTES

MASSA
1 xícara de batatas cozidas e amassadas
½ xícara de leite
2 ovos
2 colheres sopa de margarina
¾ de colher de sopa de fermento

RECHEIO
400 grs de filé de camarão
200 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de extrato de tomate
½ xícara de coentro picado, um tomate picado, uma cebola, pimenta e sal a gosto

COBERTURA
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de cebola ralada
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite quente
200 ml de creme de leite
Sal a gosto

MODO DE FAZER

Numa batedeira misture a margarina os ovos e as batatas amassadas por 3 minutos.
Adicione o restante dos ingredientes e bata até obter uma massa homogênea. Unte um pirex refratário médio e espalhe a mistura e leve ao forno preaquecido durante 10 minutos. Reserve.

RECHEIO
Aqueça o azeite, refogue as verduras e em seguida adicione o restante dos ingredientes e deixe cozinhando no fogo por 15 minutos.

COBERTURA
Aqueça a margarina, adicione a cebola, a farinha de trigo, o sal e o leite.
Deixe no fogo mexendo por 5 minutos e junte o creme de leite.

MONTAGEM
Espalhe o recheio sobre a massa, reservando em seguida a cobertura.
Polvilhe com queijo ralado. Leve ao fogo para gratinar.

Sobremesa de Ovomaltine

Acabando de deixar as praias do nordeste,após participar de um verdadeiro festival gastronômico familiar,trouxe na bagagem receitas típicas da região.
Fui recepcionada com uma sobremesa de Ovomaltine,em Recife, que apesar de não ser com ingredientes típicos é facílima e deliciosa!
Vamos lá,começarei por ela!


SOBREMESA DE OVOMALTINE

Diretamente de Casa Forte, em Recife, saboreando os quitutes dessa terra, aproveito para recomendar essa sobremesa deliciosa feita por minha cunhada, Alcione.

Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de margarina

Modo de fazer
Colocar todos os ingredientes no fogo e deixar engrossar. Retirar do fogo e dividir em duas partes.
Em uma delas coloque uma xícara de ovomaltine a outra parte reserve.

Montagem
Camadas:
1ª ovomaltine no fundo da travessa
2ª creme branco
3ª creme de ovomaltine
4ª cobrir com uma camada fina de ovomaltine

Está pronto, é só cobrir com papel filme e colocar na geladeira.

Casquinha de siri

Quem me deu esta receita foi a querida ex-aluna Dona Shirley, autora do também delicioso brigadeiro com leite de coco que já postei aqui.

Ingredientes
- 1 pacote de carne de siri
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola grande picadinha
- 1 lata de molho Pomarola (tradicional)
- 3 pães amanhecidos - sem casca, cortados em fatias e embebidos no leite
- 3 gemas misturadas em 1 colher de maisena dissolvida em um pouquinho de leite
- 3 colheres de sopa de vinho branco seco
- alho, sal, pimenta do reino, pimenta ardida (à vontade), noz moscada
- salsinha (por último)

Modo de fazer
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o siri e refogue por alguns minutos. Adicione o molho Pomarola. Vá acrescentando os temperos e deixe apurar um pouquinho.
Acrescente o pão. Esprema-o antes para retirar o excesso de leite. Misture as gemas e, por último, o vinho e a salsinha.
Coloque num refratário (ou em vieiras), salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Dicas da Shirley para incrementar a receita:
- No lugar do leite, dissolva as gemas em leite de coco.
- Coloque coco fresco ralado na massa do siri. Reserve um pouco para gratinar.
- Substitua o queijo ralado por farinha de rosca e coco ralado na hora de gratinar.

Bom apetite!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Bolo de caneca de chocolate

Veja também Bolo de Caneca - 1

BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA
(Rende 2 porções)

2 canecas com capacidade de 150 ml
1 gema
6 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento químico
1 clara batida em neve

Cobertura

Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto.
Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó. Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem. Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.
Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180º em forno preaquecido. Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima bastam. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate. Decore como quiser.

Bolo de caneca - 1

Outro dia recebi um e-mail da minha comadre Carmencita com uma porção de receitas de bolos de caneca, pra fazer no microondas em 3 minutos e matar aquela fominha da tarde. Como ela não sabia a origem das receitas, dei uma busca na internet e as encontrei em diversos blogs, por essa razão não tenho como dar a autoria. Créditos à parte, o cara que inventou isso é demais, porque são realmente deliciosos e muito simples de fazer.
Transcrevo aqui, uma a uma, as várias receitas que ela me enviou.
Enjoy it!!!

A brincadeira é que você bate os ingredientes na própria caneca com um garfo e põe no microondas por 3 minutos. A massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo.
Não aumente a farinha ou terá um bolo duro.

Bolo de caneca

Você prepara na própria caneca que irá consumir e em apenas 3 minutos no microondas.

Ingredientes:

- 1 ovo pequeno
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- 1 colher (café) rasa de fermento em pó

Modo de Preparo:

- Coloque o ovo na caneca e bata bem com um garfo.
- Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
- Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar.
- Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.

Dicas

- A caneca deve ter capacidade de 300ml.
- A medida de colher é sempre rasa.
- Você pode servir este bolo com coberturas, caldas, castanhas e sorvete. E pode comer quente.